A Associação Parkinson do RS - APARS, fundada em 2002, tem o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença de Parkinson e de seus familiares. É uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter beneficente e educativo. Sobrevive unicamente graças à sua contribuição, pois não possui nenhuma outra fonte de receita. Entre as ações que estamos realizando estão: apoio, orientação e informações aos portadores da doença de Parkinson, seus familiares e cuidadores; palestras a cargo de profissionais da saúde, tais como neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, e promover ações junto a entidades públicas visando garantir o acesso regular aos medicamentos.
Nossas atividades se desenvolvem na AMRIGS e IPA, os quais nos apoiam e ainda contamos com o suporte do SIMERS e Naturovos.

Principais medicamentos

Nunca inicie, não modifique e nem interrompa o tratamento sem orientação médica. As orientações prestadas nesta página são reproduzidas exclusivamente para fins informativos. Dessa forma, não devem ser utilizadas como indicação de tratamento, mas, antes, para conversar com o médico do próprio paciente.

Alguns nomes de medicamentos estão "linkados" (nomes sublinhados abaixo) às suas bulas, não sendo necessariamente as bulas oficiais dos laboratórios fabricantes. Tais informações destinam-se meramente à orientação dos pacientes e/ou seu cuidadores.

Medicamentos no Brasil para a Doença de Parkinson


Droga
(princípio ativo)
Nome comercial® Mecanismo de ação
("família")
Levodopa ou l-dopa+Carbidopa ou + Benserazida (1) Prolopa (conv., dispersível, HBS) / Sinemet / Cronomet / Carbidol / Parkidopa / Parklen Precursor da dopamina
Levodopa + carbidopa + entacapone Stalevo Precursor da dopamina + inibidor da COMT(**)
Bromocriptina (1) Parlodel / Bagren Agonista dopaminérgico
Lisuride Dopergin Agonista dopaminérgico
Piribedil Trivastal retard Agonista dopaminérgico
Pramipexol (1) Sifrol / Sifrol ER / Livipark / Pramipezan / Stabil Agonista dopaminérgico
Pergolida Celance Agonista dopaminérgico
Ropinirol Requip Agonista dopaminérgico
Biperideno (1) Akineton / Cinetol, Propark Anticolinérgico
Trihexifenidil (1) Artane Anticolinérgico
Amantadina (1) Mantidan Dopamina endógena
Selegilina/l-deprenil (1) Niar / Deprilan / Jumexil /Elepril Inibidor da MAO-B (*)
Entacapone (1) Comtan / Entarkin Inibidor da COMT (**)

(*) MAO-B = monoamino-oxidase B - (**) COMT-catecol-O-metil-transferase
(1) Medicamento fornecido gratuitamente pelo Município ou Estado. Exceto o pramipexol / Sifrol ER.
Fonte: ABP / adaptado.