A Associação Parkinson do RS - APARS, fundada em 2002, tem o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença de Parkinson e de seus familiares. É uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter beneficente e educativo. Sobrevive unicamente graças à sua contribuição, pois não possui nenhuma outra fonte de receita. Entre as ações que realizamos estão: apoio, orientação e informações aos portadores da doença de Parkinson, seus familiares e cuidadores; palestras a cargo de profissionais da saúde, tais como neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, e promover ações junto a entidades públicas visando garantir o acesso regular aos medicamentos.
Nossas atividades se desenvolvem na AMRIGS e IPA, os quais nos apoiam e ainda contamos com o suporte do SIMERS e Naturovos.]

Emails para a APARS: neusachardosim@gmail.com.
Visite o site da APARS.

Medicamentos Gratuitos (Procedimentos)

O principal medicamento, padrão, protagonista dos tratamentos, a levodopa, p.ex. Prolopa, Sinemet (marcas registradas), que é Componente Básico da Assistência Farmacêutica, é distribuído gratuitamente pelos municípios (ver "MUNICÍPIO", nos Procedimentos abaixo).

Para todos os procedimentos você deve ter o Cartão Nacional de Saúde. Se não o tiver, faça no link o pré-cadastro=> Cartão Nacional de Saúde / Cartão SUS.

ESTADO *(em  nosso caso o RS)
A responsabilidade pela programação, armazenamento e distribuição dos medicamentos Componentes Especializados da Assistência Farmacêutica é das Secretarias Estaduais de Saúde. Aí enquadram-se os de princípios ativos: Amantadina (Mantidan), Bromocriptina (Parlodel), Entacapone (Comtan), Pramipexol (Sifrol, Pramipezan, Stabil, Livipark), Selegilina (Niar, etc.), Tocalpone, Triexifenidil (Artane). Obs.: As marcas comerciais são apenas para referência. O estado reserva-se ao direito de dispensar medicamentos genéricos.

MUNICÍPIO / Porto Alegre
A responsabilidade pela programação, aquisição, armazenamento e distribuição dos medicamentos Componentes Básicos da Assistência Farmacêutica é dos Municípios. Aí enquadram-se os de princípios ativos: Levodopa (Prolopa, Sinemet, etc.), Biperideno (Akineton).


Consulte o link abaixo:
Relação de medicamentos disponibilizados pelo SUS.

_________________________________________________
PROCEDIMENTOS
ESTADO RS
Pramipexol
Na prática (para medicamentos distribuídos pelo ESTADO), conforme listado acima, o procedimento é o que segue:

Residentes em Porto Alegre:
Farmácia de Medicamentos Especiais
Av. Borges de Medeiros nº 546 - 1º andar
Telefones: (51) 3901-1004 ou 3901 1000  Fax: (51) 3225-8179
(telefone das 8 h às 17 h)

Residentes em Santa Maria:
Coordenadoria Regional de Saúde - 4ª CRS Rua André Marques, 675 - Fones: (55) 3222.3101/ 3222-2929.

Residentes em outros municípios do Estado: Dirigir-se à Secretaria Municipal de Saúde.

:: ATENÇÃO ::
- Para a solicitação de Medicamentos do Componente Especializado é necessário informar no Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento (LME) o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do médico solicitante.

- Sugere-se na 1ª solicitação de psicofarmacos ou troca de tratamento, o preenchimento pelo médico  do "FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE PSICOFARMACOS", nele estão os ítens necessários para avaliação. (Não substitui o LME). 
Arquivos para download. Os "linkados" (sublinhados) AQUI abaixo, e os demais no site da Secretaria Estadual da Saúde - RS
LME - preenchimento manual (tamanho: 210,00 kB)
LME - preenchimento eletrônico (tamanho: 270,00 kB)
Cadastros de usuários para impressão (tamanho: 119,00 kB)
BPRS - Escala Breve de Avaliação Psiquiátrica Esquizofrenia (tamanho: 124,00 kB)
LME Avaliador (tamanho: 88,00 kB)
Lista de medicamentos do Componentes Especializado (tamanho: 670,00 kB)
Formulário para Solicitação de Psicofármacos (tamanho: 133,00 kB)
Portaria GM/MS 2981 (tamanho: 2,46 MB)
Portaria GM/MS nº 3.439 (tamanho: 862,00 kB)

Aberto o processo - Logo após a apresentação da documentação completa você receberá uma Ficha de Andamento do processo, com o respectivo número de protocolo. Num prazo de cerca de 30 dias, ligar para a farmácia (3901 1000 / 3901 1004) para saber se foi deferido/aprovado o pedido, ou via Internet como segue.

Para acessar as informações referentes à situação do seu pedido de medicamentos via Internet (deferimento e disponibilidade do estoque) clique AQUI. É necessário informar o n.o do protocolo, CPF e Data de Nascimento.

Sendo deferido/aprovado, leve o protocolo e obtenha receita válida (prazo de 30 dias) do medicamento com logotipo do SUS, (com nome do paciente, do médico, posologia, número de caixas, vidros, cartelas, etc..), e vá à farmácia. Prepare-se para obter novas receitas com o logotipo SUS, mês a mês (sabemos ser absurdo, mas é assim mesmo), para fazer as retiradas mensais.

Na retirada do medicamento, esquina Borges de Medeiros x Riachuelo térreo, horário das 07:00 h às 17:00 h, você receberá o "Recibo de Dispensação". CERTIFIQUE-SE QUE A FARMÁCIA NÃO ESTEJA FECHADA PARA INVENTÁRIO. O inventário é mensal.

A cada nova retirada você deve apresentar o "Recibo de Dispensação" do mês anterior junto com a receita do SUS do mês presente. Se for volumoso ou muitas caixas, leve sacola, pois lá não fornecem. Normalmente há fila. Vale a pena precaver-se de que o medicamento não está em falta via telefone, no dia anterior, a partir da 8 h.

MUNICÍPIO / Porto Alegre


Para a Levodopa (marcas comerciais Prolopa ou Sinemet, etc...) (medicamento não controlado - receita não é retida - distribuído pelo MUNICÍPIO) o procedimento é o que segue:
Levar receita médica com logotipo do SUS, com observação de validade por 6 meses no rodapé, até Farmácia Distrital (posto de saúde, endereços de Porto Alegre, ao final) e retirá-la, levando documento de identidade e Cartão Nacional de Saúde / Cartão SUS. Se não tiver o cartão faça no link o pré-cadastro.

Após recebimento fazer cópia da receita (xerox) que será entregue ao buscar novo lote no mês seguinte, e assim sucessivamente, até completar os 6 meses, quando será necessário obter nova receita do SUS. (Pelo menos não é receita mensal)

Cuidado com as datas, pois não deixam tirar um lote no dia 25 de um mês e outro no dia 5 do mês seguinte, p.ex.. Procure retirar mais ou menos no mesmo dia de cada mês. Para eles, inexplicavelmente, importa quase mais o dia, do que o mês...
_________________________________________________

As Farmácias Distritais de Porto Alegre - RS ficam localizadas nos seguintes endereços:


Farmácia Distrital Endereço
Centro de Saúde Bom Jesus Rua Bom Jesus, 410
Camaquã Rua Prof. João Pitta Pinheiro Filho, 176
Centro de Saúde IAPI Rua Três de Abril, 90
Centro de Saúde Modelo Rua Jerônimo de Ornelas, 55
Navegantes Av. Presidente Roosevelt, 5
Centro de Saúde Santa Marta Rua Capitão Montanha, 5
Bananeiras Av. Cel Aparício Borges, 2494
Restinga R. Antônio Rocha Meireles Leite, 50
Centro de Saúde Vila dos Comerciários R. Professor Manoel Lobato, 151
Sarandi R. Francisco Pinto da Fontoura, 341