A Associação Parkinson do RS - APARS, fundada em 2002, tem o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença de Parkinson e de seus familiares. É uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter beneficente e educativo. Sobrevive unicamente graças à sua contribuição, pois não possui nenhuma outra fonte de receita. Entre as ações que realizamos estão: apoio, orientação e informações aos portadores da doença de Parkinson, seus familiares e cuidadores; palestras a cargo de profissionais da saúde, tais como neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, e promover ações junto a entidades públicas visando garantir o acesso regular aos medicamentos.
Nossas atividades se desenvolvem na AMRIGS e IPA, os quais nos apoiam e ainda contamos com o suporte do SIMERS e Naturovos.]

Emails para a APARS: neusachardosim@gmail.com.
Visite o site da APARS.

domingo, 11 de setembro de 2016

Mais perto de uma vacina contra a doença de Parkinson

Foram apresentados os resultados de um estudo de Fase I de ensaios clínicos em humanos de uma vacina com resultados promissores.
A vacina utilizada como alvo uma proteína específica chamada alfa-sinucleína, que desempenha um papel fundamental no aparecimento e progressão da doença de Parkinson

2016/10/09 - A farmacêutica Affiris AG apresentou quarta-feira os resultados preliminares de um estudo de Fase I de ensaios clínicos em seres humanos com o seu desenvolvimento de vacinas contra a doença de Parkinson, que demonstrou uma resposta imunitária em 86% do pacientes, ao mesmo tempo que segura e bem tolerada.

O estudo, cujos resultados serão detalhados no próximo Congresso Mundial de Parkinson, a ser realizada em poucas semanas em Portland (Estados Unidos), procurou analisar a segurança do composto imunológico e clínico da atividade Affitope PD01A '.

A vacina utiliza como alvo uma proteína específica chamada alfa-sinucleína, que desempenha um papel fundamental no aparecimento e progressão da doença de Parkinson.

Ela foi testada em duas doses em 22 participantes com 15 e 75 miligramas em ambos os casos, o objetivo inicial do estudo foi concluído como seguro e bem tolerado. Dezenove deles mostraram uma resposta imune e doze deles (63%) desenvolveram anticorpos específicos para a alfa-sinucleína.

Os anticorpos induzidos pela vacina foram detectados no fluido cerebrospinal dos participantes, e a resposta imune foi mantida durante 24 semanas.

Em nenhum caso houve de concentração de anticorpos para alertar de uma possível toxicidade e os efeitos secundários mais comuns foram observadas reações no local da injeção. No único efeito adverso grave detectado foi determinado como não sendo relacionado com a utilização da vacina. 

Dadas as limitações deste ensaio clínico, como o pequeno número de participantes ou distribuição não aleatória, ainda é cedo para saber se estes efeitos observados são indicativos de uma possível eficácia do tratamento.

O próximo estudo irá centrar-se essencialmente na análise de segurança a longo prazo do composto e avaliar os efeitos de resposta imunológicas e clínicas ao usar um reforço. E como o primeiro, será financiado pela Fundação Michael J. Fox, que neste primeiro estudo contribuiu 1,04 milhões. Os resultados poderiam estar prontos durante 2017. Original em espanhol, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: 20 minutos.es.

Nenhum comentário: