A Associação Parkinson do RS - APARS, fundada em 2002, tem o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença de Parkinson e de seus familiares. É uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, de caráter beneficente e educativo. Sobrevive unicamente graças à sua contribuição, pois não possui nenhuma outra fonte de receita. Entre as ações que realizamos estão: apoio, orientação e informações aos portadores da doença de Parkinson, seus familiares e cuidadores; palestras a cargo de profissionais da saúde, tais como neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros, e promover ações junto a entidades públicas visando garantir o acesso regular aos medicamentos.
Nossas atividades se desenvolvem na AMRIGS e IPA, os quais nos apoiam e ainda contamos com o suporte do SIMERS e Naturovos.]

Emails para a APARS: neusachardosim@gmail.com.
Visite o site da APARS.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Depressão pode aumentar o risco de Parkinson

Pesquisa diz que quanto mais grave a depressão, maiores são as chances de desenvolver o mal

26/05/2015 - 05h02min
Depressão pode aumentar o risco de Parkinson Shutterstock/Shutterstock
Foto: Shutterstock / Shutterstock


O periódico científico Neutology publicou recentemente os resultados de uma pesquisa da Universidade de Umeå, na Suécia, a qual afirma que pessoas com depressão têm mais risco de desenvolver a doença de Parkinson.
— A depressão pode ser um sintoma precoce de Parkinson ou um fator de risco para a doença — afirma Peter Nordström, autor do estudo.

Cinco xícaras de café por dia podem prevenir Parkinson e câncer de fígado
A pesquisa, que começou em 2005, analisou mais de 140 mil suecos com 50 anos ou mais e diagnosticados com depressão. Cada um dos participantes foi comparado a três pessoas da mesma idade e sexo, mas que não tinham a doença.
Após quatro anos e meio do início da experiência, cerca de 1% dos participantes com depressão foram diagnosticados com Parkinson, enquanto que apenas 0,4% dos indivíduos sem sintomas de depressão desenvolveram a doença. Embora os números pareçam baixos, é importante ressaltar que o Parkinson não é uma doença comum.
A equipe de pesquisadores observou ainda que a probabilidade do risco de Parkinson diminuiu ao longo do tempo e que pessoas com depressão podem desenvolver o problema mais cedo em comparação aos pacientes saudáveis. Além disso, pessoas com casos mais sérios de depressão tiveram ainda mais riscos de sofrer com o Parkinson.

Leia mais sobre saúde e bem-estar
O estudo também indica que quem esteve hospitalizado cinco ou mais vezes devido a sintomas de depressão foi 40% mais propenso a ter Parkinson do que pessoas depressivas que foram hospitalizadas apenas uma vez. Fonte: Zero Hora.

Nenhum comentário: